quarta-feira, 4 de julho de 2012

Projeto de Lei veta o uso de peles de animais em eventos de moda


Foto: Eco4planet.com
As peles sintéticas, ou ecológicas, como preferem muitos estilistas e fashionistas possuem uma gama variada de materiais que imitam, com excelência, a pelagem típica de coelhos, raposas, girafas, cordeiros, ursos, onças e visons.  Portanto já passou da hora de a indústria da moda agir e parar de usar peles de animais em suas criações.
Para aqueles que ainda insistem em uma moda cruel, talvez uma nova lei consiga mudar isso: a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio acaba de aprovar o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que veda o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa. O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).
O relator da proposta, deputado Renato Molling (PP-RS), apresentou substitutivo para retirar da proposta o couro proveniente de animais reproduzidos em cativeiro e criados com autorização oficial. Segundo o parlamentar, “o Brasil não abate qualquer animal para atender a demanda por couro ou pele. Nesse sentido, a produção de couro é, na realidade, uma indústria de reciclagem, que transforma um subproduto que seria descartado em um bem econômico”.’ – texto da matéria “Comissão proíbe uso de pele de animal em eventos de moda”, publicada em 25 de abril de 2012 pela Agência Câmara de Notícias.
A polêmica envolvendo o substitutivo do deputado Renato Molling está aberta, afinal o espírito da iniciativa do deputado Welinton Prado é exatamente outro e está claro na justificativa do projeto:
“Mesmo quando criados em cativeiro, os animais viveriam em condições degradantes e padeceriam horrores na hora de extrair a pele.”
Tramitação:
O projeto, que está sujeito à apreciação do Plenário, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito).
O próximo passo é acabar com o comércio desses produtos e não impedir apenas o uso em eventos de moda...

Contudo, NÃO DEVEMOS DESANIMAR, esse foi um grande e importante passo que está sendo dado... Lembrem-se: Ser vencedor é nunca desistir de lutar! Lutaremos até o final!


Lembrando que existe uma petição: "Proibição da venda de peças feitas de pele animal no Brasil"... Que já conta com mais de 12 mil assinaturas... 
PARTICIPE DESSA CAUSA!!!!!!
Você já assinou? http://bit.ly/causaanimal